Caixinha e Luminária

Uma amiga iria fazer aniversário e resolvi fazer algo para presenteá-la. Inicialmente fiz uma caixinha.

caixinha pronta
A madeira mais clara dos pés é louro-freijó, enquanto a madeira alaranjada é peroba-rosa de demolição.

vista explodida
Um desenho da caixinha mostrando todos encaixes.

Resolvi fazer uma luminária no mesmo estilo para fazer conjunto com a caixinha.  Algumas fotos do processo:

aplainando madeira
Aplainando uma velha tábua de peroba-rosa que já foi parte de uma casa, depois foi andaime, e agora virou caixinha e luminária. Uma madeira que parece velha, sem vida, mostra sua cara após umas passadas de plaina. Essa plaina é uma garlopa, plaina grande com cerca de 50 cm de comprimento usada para deixar a madeira perfeitamente plana.


fura e espiga, formão e maço
Fazendo as furas. Em marcenaria as cavas para as espigas são chamadas de furas, no feminino mesmo. Podem ser feitas de várias formas, nesse caso usei um formão.

fura e espiga, pé luminária
Todas furas dos quatro pés prontas.

Testando, encaixando as espigas das travessas nas furas.

 Fazendo a curvatura nos pés, o grosso é retirado com o formão, até chegar bem próximo ao risco.

O acabamento final é feito utilizando um spokeshave de base curva. No Brasil costuma-se chamar essa ferramenta de raspadeira, nome que remete a raspilha, algo que raspa a madeira; mas na verdade essa ferramenta se trata de uma plaina bem pequena com cabo de ambos os lados para um maior controle.

Chanfrando as bordas do painel central da tampa da luminária. Isso poderia se feito em uma tupia com uma fresa no ângulo desejado, mas fazendo na plaina o acabamento é superior. Além disso tenho fresa apenas em 45° e nesse caso usei um ângulo mais aberto.

Chanfro pronto. Fazendo com uma plaina bem afiada, seguindo as fibras, é possível conseguir um ótimo acabamento direto da plaina, sem ser necessário lixar.

Falando em plaina, todas peças são aplainadas antes da montagem. Uma passada com a plaina #4 que serve para dar acabamento, em muitos casos o acabamento fica superior a um acabamento feito com lixas.

luminária, objeto de arte em madeira
A luminária pronta.

Desenho em vista explodida da luminária.



luminária, arte em madeira
O acabamento foi feito em óleo de linhaça e por fim uma camada de cera natural, feita com cera de carnaúba e óleo de linhaça, sem solventes químicos. É uma cera mais difícil de ser aplicada mas não libera vapores químicos no ambiente nem libera cheiro de solvente enquanto a cera não seca.

E por último: uma foto do conjunto com a luminária pronta, com a instalação elétrica já pronta e a lâmpada ligada.

6 comentários:

  1. Olá Tomazelli,gosto muito dos seus posts,e acho suas dicas muito legais.Digo até que você tem vocação para ensinar pois sinto que você se dedica
    com prazer.Parabéns pela iniciativa

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  2. Olá Tomazelli, muito bacana o trabalho e o post dele! Agora, diga uma coisa: Que programa você usou para desenhar a peça??

    Abraços,

    Thiago (reigota@gmail.com)

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  3. Felipe, a idéia é realmente essa, passar um pouco do que sei para os outros. Obrigado!

    João, o programa que eu uso é o Google Sketchup.

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  4. Parabéns, perfeito trabalho e admiro por usar muito ferramentas manuais.
    Abraços,
    Luis

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  5. Olá Tomazelli,

    Estou começando a mexer com madeira, e vou produzir algumas tabuas para fins alimentícios, estou com dificuldade para encontrar informação sobre tipo de cerar para utilizar para o acabamento,pela internet consegui encontrar uma que usam fora do Brasil chamada (butcher block and cutting board oil) se puder me ajudar agradeço.

    carol.albuquerque.lourenco@gmail.com

    Grande abraço...

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    1. Para tábuas de alimentos o mais usado é óleo mineral, voce encontra em qualquer farmácia.

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