Caixa para formões

Meus formões ficavam em uma caixa de ferramentas, mas eles acabavam escapando do seu nicho, caindo dentro da caixa e estragando o fio. Por isso decidi fazer uma caixa dedicada, exclusiva para os formões, assim não há perigo deles estragarem durante o transporte, já que eu os carrego muito para cá e para lá.

cedar chisel box
As laterais da caixa são em cedro rosa.
dovetail chisel box
Os encaixes em rabo de andorinha (dovetail).
chisel box spanish cedar
Os formões acomodados.

wood hinges
As dobradiças de madeira. Usei itaúba para fazer as dobradiças pois é uma madeira resistente mas ao mesmo tempo tem os veios retos, dando resistência à dobradiça. Além disso a itaúba tem uma espécie de óleo impregnado na madeira, deixando a dobradiça lubrificada por si só.


stop wood hinges
A própria dobradiça funciona como batente para a tampa não cair para trás.



spalted brazilian wood

A almofada do tampo é feita de uma madeira não identificada. Trata-se de uma árvore de um vizinho da chácara, árvore essa que caiu durante um vendaval e eu aproveitei. Ela se parece visualmente com uma madeira que é conhecida fora do Brasil como Spalted MapleNesse artigo pode-se ler mais sobre o Spalted Maple, bem como ver fotos da madeira.

spalted figured brazilian wood
Essa foto é de um outro objeto mas é da mesma madeira. Nela pode-se ver com mais detalhes as diferentes tonalidades formadas pelos fungos.
Eu não pesquisei a fundo para ter certeza, mas parece que os fungos que formam esses desenhos estão na verdade começando a degradar a madeira, em outras palavras: a madeira está começando a apodrecer. As faixas mais claras se formam quando os fungos consomem a lignina presentes nas células da madeira; enquanto que as faixas mais escuras seriam por pigmentos que os fungos liberam. Já as linhas bem escuras, praticamente negras, seriam o front entre duas colônias de fungos rivais que formam barreiras para proteger os recursos. Até mesmo no mundo microscópico há rivalidade entre os da mesma espécie, eles erguem muros e barreiras.

Mais fotos:





5 comentários:

  1. Oi Tomaz!
    Muito linda mesmo essa madeira desconhecida, não sabia sobre a guerra fria entre os fungos! Interessante! Até a madeira ao ser consumida fica bonita!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Tomaz, esta dobradiça em madeira deu um toque especial na caixa, meus parabens.

    Um abraço
    JC

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, coincidência comprei um jogo com nove desses formões e antes mesmo de chegar já imaginava em fazer uma caixa pra eles. Sem qrer abusar poderia me passar as medidas?

    Grande abraço.

    Rubens Lima

    ResponderExcluir