Bookcase: uma estante para livros.

Eu sempre gostei muito de ler, não importa o tipo de livro ou revista, desde que seja bom e cative a leitura. Eu vinha guardando os livros em um espaço no guarda-roupa, mas aos poucos o espaço foi ficando pequeno para os livros e revistas que tenho. Então surgiu a ideia de fazer uma estante para livros. Após me inspirar em várias fotos de bookcases na internet, defini as linhas gerais e comecei fazer.

O resultado está nas fotos abaixo.







Puxadores feitos em itaúba.


Abaixo tem uma sequência de fotos da construção da estante.

A estante foi feita em madeira louro-freijó e compensado sarrafeado, folheado em louro freijó de ambos os lados. A montagem do caixote em compensado é simples e rápida, com parafusos, pinos ou pregos e cola.


A estrutura em forma de caixote feita de compensado. No vão livre inferior teremos duas portas de madeira e no restante acima duas portas com vidro.


Na frente da estante vai um quadro em madeira, também louro-freijó, que serve para encabeçar o compensado e dar suporte às portas.



Visão por trás mostrando como as prateleiras são fixadas.

Detalhe de uma das portas inferiores ainda desmontada, mostrando o encaixe em meia esquadria da moldura interna e o encaixe de espiga e fura. O painel da porta é feito em compensado de 4mm de espessura folheado com lâmina natural de louro-freijó.

Depois a porta montada é hora de aplainar a face do quadro para retirar pequenas imperfeições e desalinhamento entre as peças.

Por conta do encaixe mostrado antes, depois da porta montada a moldura interna fica dessa forma, em meia esquadria.

As portas superiores são praticamente iguais, mas com um painel de vidro. Por isso recebem esse rebaixo na parte de trás onde o vidro se encaixará.

No porta do lado direito é feito um pequeno friso com uma ferramenta manual de simples confecção: um pedaço de aço cortado no perfil desejado.

Detalhe de como fica o encaixe central entre as duas portas. A direita fecha sobre a esquerda, isso ajuda a evitar a entrada de pó. Além disso, dessa forma é preciso colocar fecho apenas na porta da direita. Na foto acima as portas estão com sobra, faltando cortá-las no tamanho final ainda.

A moldura superior é feita com duas peças de madeira coladas.

Um rebaixo na moldura permite que ela seja pregada por cima, assim ficamos sem pregos aparentes na frente da moldura.

O pés são retos, como se fosse uma moldura inferior. Os encaixes dos cantos são em rabo de andorinha com o topo em meia esquadria.

Aqui estão já colados, com o encaixe interno para a estante encaixar dentro e a borda fresada por fora.

E aqui a estante praticamente pronta, com acabamento externo feito com  seladora e interno com óleo e cera. Falta apenas colocar o fundo e os puxadores.

Uma foto mais de perto mostrando a moldura superior.

Os vidros são fixados com pequenas tiras de madeira pregadas por dentro. Dessa forma caso um vidro se quebre podemos retirar essas tiras de madeira, colocar um novo vidro e voltar a pregar as tiras.

Como fundo foi utilizado um forro de cedrinho, pregado por trás.

7 comentários:

  1. Tomazelli,

    Tenho uma grande admiração pelo seu trabalho. Esta espiga com talão, para mim, é sua marca registrada... Você é um artesão muito sofisticado!

    Abração, Diego

    ResponderExcluir
  2. Muito bom cara! Pra mim tá perfeito!
    []'s
    Anderson - Turco

    ResponderExcluir
  3. Hey Tomazelli, como vai? Preciso urgente de um restaurador para uma caixa de madeira muito importante pra mim... gostaria de saber como faço contato com vc e em que cidade está... Obrigado!
    Fernando Quadros - quadros.fernando@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Tomazelli, muito obrigado por sua resposta no youtube. Por favor envie o seu contato para o meu e-mail suporte@bagattela.com.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, você segui algum projeto para fazer ou foi um projeto criado por você? Tem como disponibilizar o projeto? Abraço e parabéns pela arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso disponibilizar projeto, pois como a maioria das coisas que faço escolho um design e vou escolhendo as medidas na hora de fazer, faço no máximo um esboço em um papel qualquer.

      Excluir
    2. Não posso disponibilizar projeto, pois como a maioria das coisas que faço escolho um design e vou escolhendo as medidas na hora de fazer, faço no máximo um esboço em um papel qualquer.

      Excluir