Armário em Jacarandá - restauração

Recentemente fiz a restauração parcial de um armário antigo para uma marcenaria da qual sou amigo do proprietário, folheado em Jacarandá e com alguns inlays, umas tiras de madeira mais clara que dão um destaque formidável ao móvel. Ele estava com as lâminas antigas lascando e se soltando, assim precisei retirar as lâminas antigas, colar lâminas novas e refazer o inlay. A parte de acabamento ficou por conta do pessoal da marcenaria.

Este é o armário terminado.

As gavetas com a frente curva.
Puxadores originais em latão.
O inlay das portas tem essa curva nos cantos.
Detalhe do inlay, essa tira em madeira clara.


As portas e gavetas estavam assim, com as lâminas se soltando. É um armário antigo, pois a cola usada era cola animal (cola coqueiro).
Nas portas e gavetas eu mantive a técnica original, fiz a colagem das lâminas com cola animal.  Como não há mais lâminas de Jacarandá no mercado nacional (embora lá fora se ache ainda) eu utilizei lâminas precompostas padrão Jacarandá.
Depois das lâminas coladas, é hora de fazer o rasgo para inserir as tiras de madeira clara. Nos cantos curvos, o rasgo é feito com uma ferramenta que emprega um pino central, funcionando de forma análoga a um compasso. 


Para os rasgos retos, a mesma ferramenta sem o pino para servir de centro e com um batente para deslizar pela lateral da peça. A ferramenta de corte possui dentes pequeninos, a exemplo de um serrote.
Como eu não tinha uma lâmina da largura ideal, precisei fazer duas passadas para dar a largura desejada ao rasgo. Qualquer sobra entre as passadas é tirada com um mini formão, com cerca de 2 mm de largura, feito a partir de lâmina de serrote antiga.
Nas parte lateral das gavetas, por ter a frente curva, a ferramenta não funcionava. Precisei fazer manualmente, com régua, estilete e o mini formão.
Um teste com o filete de madeira clara. O filete é em forma de cunha, para garantir o encaixe perfeito e sem folgas. Deixa-se ele passando para cima, depois da cola seca o excesso é tirado com plaina e lixa.
Nas curvas das portas, por ser um filete relativamente largo, foi preciso curvá-lo antes. Pode-se usar calor ou, como eu fiz, pelo processo de laminação: colar várias lâminas juntas em uma forma para dar  a forma desejada.

Não tenho fotos do processo do tampo, mas foi basicamente a mesma coisa: retirar a lâmina velha, colar a nova (aqui usei cola de contato por causa do tamanho do tampo), fazer os rasgos, cortar os filetes de madeira clara e colá-los no rasgo, tirando o excesso depois.

É isso, inlay é um processo demorado, mas que no final dá um destaque fantástico ao móvel. Para obras especiais o trabalho vale a pena!

4 comentários:

  1. Sensacional Tomaz, mais um belo trabalho. Parabéns

    JC

    ResponderExcluir
  2. Olá Tomazelli,
    a princípio estou catalogando blogs de marcenaria e carpintaria, pois, afinal temos algo em comum que é a paixão pelas objetos de madeira. A restauração com folheados dá um padrão de qualidade às peças.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ururahy, eu gosto muito de folheados. Esse armário tinha e tem alguns probleminhas como cantos expostos, onde facilmente lasca o folheado; o ideal seria encabeçar com madeira, mas me pediram para reproduzir exatamente o que já havia... Abraço!

      Excluir
  3. Muito bom o seu trabalho. Convido você para conhecer os meus trabalhos de arte com madeira. Grande abraço, e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir